Blog do Prof.João Baiano

EDUCAÇÃO PARA VIDA!

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Variedades..




 clips da semana>> CONFIRA



Kesha

                                           


MADONNA





BRITNEY


                                                               


  

DIA 13 DE JUNHO DIA DE SANTO ANTONIO!










Conhecido como santo casamenteiro, Santo Antônio tem milhares de devotos espalhados pelo Brasil e também em Portugal. Seu dia é comemorado em 13 de junho, em meio às festas juninas, por isso Antônio é um dos santos mais lembrados nessas festas.


» Veja as principais festas!

Normalmente, sua figura é representada carregando o menino Jesus em seus braços. Muitas mocinhas afoitas para encontrar um marido retiram o bebê dos braços do santo e prometem devolvê-lo depois de alcançarem seu pedido. Outras jovens colocam a imagem de cabeça para baixo e dizem que só mudam de posição quando Santo Antônio descolar um marido para elas. Essas simpatias geralmente são feitas na madrugada do dia 13.

Mas nem só de casamento vive o santo. Ele também é conhecido por ajudar as pessoas a encontrarem objetos. Em uma reza conhecida como "os responsos", o santo é invocado para achar coisas perdidas. Numa outra cerimônia, conhecida como trezena, os fiéis entoam cânticos, soltam fogos, e celebram comes e bebes e uma fogueira com o formato de um quadrado. Essa festança acontece de 1° a 13 de junho.

Ainda há um outro costume que é muito praticado pela Igreja e pelos fiéis. Todo o dia 13 de junho, as igrejas distribuem aos pobres os famosos pãezinhos de Santo Antônio. A tradição diz que esse alimento deve ser guardado dentro de uma lata de mantimento, para a garantia de que não faltará comida durante todo o ano.




(POR JOÃO BAIANO)


NOTÍCIAS DA CIDADE :



ACIDENTE NA ESTRADA COROATÁ/VARGEM GRANDE





Cantor Felipe Show


Dançarino Gustavo (GUGA)



                                               ZEQUINHA (GUITARRISTA) FALECEU

(FOTOS SEDIDAS PELO BLOG INFORME COROATÁ)
 
 


Por volta das 14h desse domingo, um grave acidente na estrada que liga Coroatá a Vargem Grande deixou 1 morto e 12 feridos. O desastre ocorreu nas proximidades do povoado Piedade que fica a 10 km de Coroatá. Segundo informações colhidas por Edy Lemos apresentador do programa Coroatá na TV, 12 pessoas entre elas o cantor Felipe Show estavam em uma caminhonete D-20, onde em uma curva o motorista perdeu o controle e chegou a capotar por várias vezes. Ás vítimas foram socorridas pela equipe médica do SAMU que logo foi acionada. Encontra-se em estado grave duas das vítimas envolvidas no acidente que logo foram transferidos para Presidente Dutra, enquanto os demais estão em observação médica no HGM. O cantor Felipe Show teve alguns ferimentos e continua em observação médica.



DEU NO COROATA ONLINE >>




O site Coroatá Online teve acesso à programação do São João 2011 – com “A chama de um povo feliz” como tema. As atrações ainda podem sofrer modificações, mas o que tudo indica, terá como base a lista a seguir:



  • Dia 18 – Boi de Coroatá/ Papete e Beto Pereira


  • Dia 19 – Banda Fruta Nativa


  • Dia 20 – Atrações Locais


  • Dia 21 – Atrações Locais


  • Dia 22 – Atrações Locais


  • Dia 23 – Atrações Locais


  • Dia 24 – Gr. Educa Music/ Dupla Sertaneja Caio e Marcio


  • Dia 25 – Forrozeiros do Brasil/ Banda Chamego Quente


  • Dia 26 – Banda Estouradões do Forró


  • Dia 27 – Talentos Juninos


  • Dia 28 – Talentos Juninos


  • Dia 29 – Banda Moleque Doido

Jovem é atropelado por motociclista no centro de Coroatá





O jovem identificado como Afonso Henrique da Silva, que mora no Km9, foi vítima de um acidente no centro da cidade de Coroatá, ao lado da Praça da Bíblia, por volta das 19h00. O motociclista que provocou o acidente não prestou socorro à vítima, fugindo do local logo após ter batido com a moto no jovem.

O menino, que tem problemas mentais, foi socorrido pela equipe do SAMU e levado ao Hospital Geral Municipal de Coroatá (HGM). A polícia não conseguiu identificar o condutor da moto. Testemunhas contaram apenas que o jovem estava sentado na praça e de repente resolveu atravessar a rua, quando foi atingindo pelo motociclista.


Júlio Alencar não nega ser um possível candidato a prefeito de Coroatá





O Sistema Cultural e Educativo de Coroatá, através do Programa Coroatá na TV, começou ontem, 9, uma série de entrevistas com pessoas que são ou foram destaques da cidade de Coroatá, por N motivos, e teve como primeiro entrevistado o empresário Júlio Alencar. O quadro levará à sociedade mais conhecimentos sobre todos os convidados e como eles conquistaram o reconhecimento no município.

Em entrevista concedida ao Programa Coroatá na TV, Júlio Alencar explicou sobre como passou a investir em Coroatá, ressaltando a classe jovem empresarial e esclareceu também o avanço do comercio na cidade. Segundo ele, Coroatá está apenas no início de seu crescimento e o que tudo indica, pela bela imagem que tem passado, será uma referência ainda maior na região.

“Eu passei a investir em Coroatá porque acredito no potencial da cidade, afinal Coroatá tem hoje uma representatividade na região e se você bem analisar, o município é atualmente formado por empresários jovens. Se você fizer um levantamento vai comprovar isso. Então Coroatá tem tudo para crescer ainda mais, afinal nestes últimos anos se você ver a manifestação visual do nosso comercio, é um comercio bonito, em uma cidade bonita, que quem entra percebe. Então esses fatos tem feito eu investir cada vez mais”, disse o empresário.

Com as eleições se aproximando, Júlio Alencar não negou ser um possível candidato a prefeito, após ser questionado sobre política, pelo apresentador Eddy Lemos, mas deixou claro que muita coisa ainda precisa ser avaliada.

“Por ser filho da terra, eu penso sim em ser gestor do município, afinal quem não pensa. Mas ainda é um projeto a pensar, porque você sabe que Coroatá tem o lado do governo e da oposição, então dentro dessas novas negociações é possível sim que meu nome seja indicado, porém ainda vai depender de pesquisas, de como o povo vai aceitar, se o povo está preparado a ter um empresário como o futuro gestor”.

Nem o governo, nem a oposição decidiram quem os representará nas próximas eleições. O que se sabe sobre os futuros candidatos, são apenas especulações não oficiais, no entanto, muitos desses nomes são cotados para a sucessão do executivo municipal, longe de qualquer informação concreta. Nomes como o da vereadora Neuza Muniz, do Secretário de Educação Odair José, do vice-prefeito Domingos Alberto, o atual pres. Da câmara, Sebastião Araújo, da ex-prefeita de Coroatá Tereza Murad, o próprio empresário Júlio Alencar, entre outros nomes.

Matérias de: Antonielson Sousa - Coroatá Online MA


PARLAMENTO JOVEM EM COROATÁ!












O estudante Felipe do Trisidela I  fez a leitura o texto sagrado!

JURAMENTO QUE FOI FEITO NA POSSE















PROF.JOÃO BAIANO LADEADO POR JOSÉ ALBERTO UJS(SP) E OS PARLAMENTARES JOVENS



Vem, vamos embora, que esperar não é saber / Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. O verso marcante de Geraldo Vandré serviu muito bem como síntese da energia que contagiou os estudantes de Coroatá  no Lançamento do Parlamento Jovem 2011, que aconteceu nesta terça-feira, dia 07, na câmara municipal de Coroatá. Cerca de 100 pessoas, entre professores, diretores, convidados e, claro, alunos engajadíssimos participaram dos debates e oficinas, cujo objetivo foi apresentar a nova edição do programa e estimular a participação dos estudantes.

O “Parlamento Jovem Brasileiro” oferece a oportunidade de conhecer a rotina dos trabalhos legislativos. No seminário de lançamento desta edição, especialistas discursaram e conversaram com a platéia, e, depois, abriram espaço para uma troca de experiência entre os jovens .Segundo o Prof.João Baiano, graduado em letras e pós graduado em literatura brasileira e portuguesa e que hoje preside o fórum municipal de juventude de Coroatá- FOJUC, é fundamental estimular a formação política do jovem. “A rede de ensino só tem a ganhar com a participação efetiva do estudante. Só dá para construir uma escola melhor a partir de um diálogo verdadeiro entre todos os que fazem parte dela, inclusive o aluno, que às vezes não é ouvido”, afirmou o Prof.João Baiano que teve uso da palavra na sessão de abertura do parlamento jovem. O vereador Ciba do PT, que deu início ao primeiro debate, ressaltou a importância de eventos como este para que cada um “se coloque no lugar do outro”.

“A comunidade escolar é heterogênea, há muita diversidade e divisão de opiniões. E os jovens devem trazer não só a aprendizagem,mas a socialização e o conhecimento da política. É preciso se discutir a representação na escola, na comunidade, no bairro, na liderança dos coletivos jovens. Esse é o grande ganho e o gancho da experiência do Parlamento para a vida cotidiana”, completou Prof.João Baiano, que também é orientador educacional dos parlamentares do Colégio Diocesano .

Por um país melhor!

Ao fazer uso da palavra na câmara de vereadores de Coroatá atendendo ao convite do vereador Ciba para falar do FOJUC, o Prof.João Baiano contou suas experiências como militante do movimento de juventude, descrevendo os assuntos que são tratados (como direitos humanos, cidadania, atuação estudantil etc) .João Baiano definiu a passagem dos jovens parlamentares pela Câmara como uma experiência muito rica: “Vocês serão capacitados aqui dentro. A gente aprende a fazer política. Quem já gosta sai maravilhado, e quem não gosta aprende a gostar”, relatou Prof.João.

Com uma história de vida que trás muitas experiências com a juventude,Prof.João Baiano já pretende seguir a carreira política. “Cresci vendo a luta de minha mãe nos movimentos sociais. Herdei dela esse espírito de querer mudar o que está ao meu redor. Acho que as pessoas têm muito medo de falar e discutir certos assuntos. Muita gente reclama da câmara, mas ela funciona – o problema está nas pessoas que nos representam. A sociedade precisa entender como são feitos os projetos de lei, aprendendo na escola, assistindo a uma sessão na Câmara...”, frisou João Baiano.

Professor João Baiano se emocionou durante o evento. Recordou aos estudantes o tempo da ditadura militar no Brasil. Também frisou um pouco sobre sua trajetória na capital maranhense“Quando morei em São Luís,militei na UNE, de 2004 à 2007. E chorei ao ver essa gente tão nova acreditando que há um caminho a ser trilhado. O Parlamento Jovem tem um parâmetro. Os diretores, as autoridades, os municípios devem dar toda a força. É um encaminhamento de liderança para os adolescentes, e os ensina a enxergar as diferenças e respeitá-las. Isso é bom para a nossa amada Coroatá”, defendeu.

O coordenador do Parlamento Jovem , vereador Ciba, espera que, a partir deste encontro, novas ações de estímulo sejam realizadas em Coroatá. “A ideia é que cada um promova atividades relativas em suas escolas, grêmios estudantis. Os ex-alunos que já participaram do Parlamento se disponibilizaram para ajudar a preparar os novos candidatos”.

Sobre o Parlamento Jovem

Os jovens participantes criam projetos de lei que passam por simulações de todas as etapas do processo legislativo. Alguns projetos de relevância, inclusive, já foram aproveitados por vereadores para criar novas proposições.














































0 comentários:

Postar um comentário