Blog do Prof.João Baiano

EDUCAÇÃO PARA VIDA!

terça-feira, 1 de março de 2011

Para 51% da população, educação no Brasil não melhorou





Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que para quase metade (48,7%) dos brasileiros a educação no país melhorou. Entretanto, dos 2.773 entrevistados, 27,3% avaliam que não houve mudanças na qualidade do ensino e quase um quarto (24,2%) acredita que o sistema piorou.

O Sistema de Indicadores de Percepção Social (Sips) foi desenvolvido pelo Ipea para captar a opinião da população sobre políticas e serviços públicos em diversas áreas. O estudo mostra que essa percepção varia muito em cada região do país. O Sudeste registrou o maior percentual de avaliações negativas: 36,1% acreditam que a educação piorou, enquanto no Nordeste esse grupo representa apenas 14% da população. No Centro-Oeste, 62,9% acham que a oferta melhorou – maior índice de respostas positivas.

De acordo com o Ipea, o maior índice de percepção de melhoria nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e no Norte, e o menor índice no Sul e no Sudeste “podem ser uma evidência de que foram ampliados os investimentos nas três primeiras regiões, já que é justamente lá onde se encontram os piores indicadores educacionais do país”.

A percepção sobre a qualidade da educação também varia de acordo com a renda e a escolaridade dos entrevistados. Para 35,4% dos que têm nível superior completo ou pós-graduação, a educação piorou. No grupo daqueles que estudaram só até os últimos anos do ensino fundamental (5ª a 8ª série ou 6º a 9º ano), apenas 21,4% têm a mesma opinião.

Entre os que ganham de dez a 20 salários mínimos, verificou-se o maior percentual de respostas negativas: 34,2% acreditam que o ensino está pior. Na população com renda mensal de até dois salários mínimos, 19,3% têm essa percepção.

Segundo o estudo, “o nível de conhecimento das mulheres sobre os temas avaliados foi aproximadamente 10 pontos percentuais maior que o verificado entre os homens”. Essa diferença, aponta o Ipea, pode ser explicada “pelo fato de as mães estarem mais atentas à vida escolar dos filhos” do que outros membros da família.



Maria Baiano é aplaudida pelos professores de Coroatá!





A professora Maria Baiano arrancou aplausos na reunião com os professores do município, realizado pela secretaria de educação. Ao defender a realização do concurso público em Coroatá, Maria Baiano fundamentou sua fala baseada na constituição brasileira que obriga os municípios a realizarem o concurso. A educadora também mostrou sua indignação por uma das sessões realizada na câmara municipal de Coroatá, no qual um dos parlamentares falou que não era obrigado ter concurso! O referido vereador defendeu um minúsculo grupo de professores que fizeram um abaixo assinado para a não realização do concurso público. A respeito do assunto a professora Maria Baiano incentivou os professores a não desanimarem e a não terem medo, pois o concurso público não vem para demitir ninguém e sim para trazer a identidade própria do professor coroataense, sendo que os profissionais da educação terão liberdade e não serão refém de governantes, pois a realidade da politicagem que predomina no município de Coroatá e na maioria das cidades do maranhão é demissões de contratados devido a opinião contrária ao governo,nessa hora os professores de Coroatá em peso em uma forte salva de palmas e com gritos aclamaram Maria Baiano! Avante educadores! O concurso vem aí para sermos livres das amarras de calar nossa voz!



3 comentários:

Nossa filha um presente de DEUS! disse...

Parabéns por sua mãe ser uma educadora tão dedicada, incasavél. a educação e tudo na vida de uma pessoa, e nada mais justo e digno de que tratar o professor com respeito e com a realização de concursos. um abraço!!!!

Anônimo disse...

Parabéns pela luta da sua mãe guerreira! tenho certeza que seu trabalho não é diferente.! abraços João...
Célia

Anônimo disse...

Choqueiiiiiiiiii! kkkkkk e aí Professor aki é o Rony.Lembra de mim?! espero que sim! olha sua mãe está um arrazo nessa foto,sabemos que por pouco ele seria eleita vereadora em Coroatá!mais ainda temos esperança nela ou em vc viu.Heheheheh...siga a trajetória de sua mãe vc tem tudo pra arrebentar! abração Prof.João,um xelo na sua mãe

Postar um comentário