Blog do Prof.João Baiano

EDUCAÇÃO PARA VIDA!

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Juventude aventureira! o moto cross em Coroatá!







Em torno de 300 jovens espectadores presenciam todos os domingos as corridas de moto cross que acontece na estrada Coroatá-Vargem Grande no espaço que pertence ao jovem Alexandro! Essa juventude aventureira já está trazendo esse divertido esporte para a nossa cidade, mobilizando os jovens que gostam de se aventurarem.Também  adentram-se em nossa cidade, jovens das cidades de Lima Campos, Codó, Vargem Grande e outras cidades da região dos cocais.

O motocross é uma modalidade de esporte radical, praticada sobre as motos de estilo Enduro, são várias as categorias do Motocross, como: Arenacross, Trial e Enduro. Motocross (freqüentemente encurtou (MX) ou MotoX) é uma forma de motovelocidade ou Off road, que os pilotos sujeitaram circuitos de fora-estrada inclusos em circuito fechado e são considerados amplamente, como a forma mais popular do mundo de corrida de motocicletas.

Modalidade criada na Inglaterra no começo deste século, foi dominada até o começo da década de 60 - época na qual as motos tinham motor 4 tempos e eram motos de rua, com pequenas modificações - pelos próprios ingleses e também os suecos. Também na década de 60, os espanhóis, que fabricavam motos das marcas Monteza, Ossa e Bultaco, entre outras, criaram o motor 2 tempos e passaram a dominar o campeonato até o fim da década, época que as fábricas japonesas passaram a fabricar motos de cross.A partir dos anos 70, os pilotos belgas se destacaram e vêem sendo alguns dos melhores pilotos mundiais até hoje. No começo dos anos 80, as fábricas japonesas passaram a dominar o campeonato de construtores, o que continua acontecendo atualmente. Os campeonatos brasileiros de Motocross começaram na década de 70 e possuem, atualmente, as seguintes características: o circuito é de no mínimo 1500 metros, com obstáculos naturais (como subidas e descidas de montanhas, por exemplo). No gate, pode haver até 40 pilotos que correm em duas baterias de 40 min. Mais uma volta. Esta é uma modalidade de resistência e conjunto.

( sugestão de reportagem dos jovens do moto cross de Coroatá)












1 comentários:

ariangela disse...

motocross e um esporte pra quem gosta e eu concordo

Postar um comentário