Blog do Prof.João Baiano

EDUCAÇÃO PARA VIDA!

sexta-feira, 5 de junho de 2009

CIRURGIA DE ROSEANA FOI REALIZADA COM "SUCESSO", DIZ HOSPITAL

Cirurgia delicada
A cirurgia para retirada de aneurisma cerebral, como a que Roseana se submeteu nesta quarta, é considerada delicada pelos médicos. Mas a recuperação dos pacientes, nos casos em que o problema é detectado previamente, caso da governadora, costuma ser rápida.

O aneurisma cerebral é uma dilatação da parede de uma das artérias ou veias que irrigam o cérebro, formando uma espécie de bolha. Assintomática, a bolha vai crescendo progressivamente e pode estourar, provocando desde fortes dores (nos casos menos graves), podendo levar à morte. O aneurisma de Roseana Sarney foi detectado durante um check-up no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, em novembro do ano passado. Após a campanha eleitoral, a governadora queixava-se de dores na cabeça. De acordo com o neurocirurgião André Bianco, do Hospital Nove de Julho, nos casos em que o problema é detectado previamente, como o de Roseana, a recuperação dos pacientes costuma ser rápida, em até cinco dias. Já quando há rompimento do aneurisma, a recuperação pode durar meses, dependendo da extensão da lesão no cérebro provocada pelo sangramento. Nos casos mais graves, pode deixar sequelas mesmo após a cirurgia.
Ainda segundo o médico, a predisposição genética é responsável pela minoria dos casos.

“Existe um componente genético, não identificado, que pode vir a desenvolver o aneurisma cerebral, mas é raro”, diz. Fatores relacionados ao estilo de vida, como hipertensão arterial, colesterol alto, uso de cigarro e álcool também são fatores de risco. O aneurisma de Roseana tem seis milímetros e se localiza na região cognitiva do cérebro. Ao chegar ao hospital Albert Einstein, onde foi
internada na terça (2), a governadora disse que os últimos exames apontaram que não poderia mais esperar para realizar a cirurgia.

1 comentários:

Coroatá Jornalismo disse...

ESTAMOS TORCENDO PELA RECUPERAÇÃO DE ROSEANA....FORÇA MULHER GUERREIRA QUE O MARANHÃO É CONTIGO!

Postar um comentário